Procedimentos Audiológicos

Audiologia:

O sentido da audição nos conecta ao mundo sonoro em que vivemos.
Audiologia é uma ciência que atua na prevenção, identificação, avaliação e reabilitação do indivíduo com alterações auditivas e vestibulares (periféricas e centrais).
É uma área abrangente que inclui avaliações da condição auditiva de adultos e crianças.
Os exames audiológicos contribuem com informações sobre a audição e o sistema auditivo do paciente para auxiliar no tratamento otorrinolaringológico adequado.

Audiometrias:

Audiometria tonal limiar:

Audiometria é um exame audiológico que tem como objetivo estabelecer o limiar auditivo do paciente (essa verificação ocorre por meio da pesquisa da menor intensidade que o indivíduo ouve).
Avalia a integridade do sistema auditivo e identifica a presença ou ausência de perda auditiva.
É um exame rápido e subjetivo (necessita da colaboração do paciente para sua realização).
Permite estabelecer o limiar da audição e classificar o tipo, grau e a configuração do traçado.
Limiares auditivos são considerados normais até 25 dB NA e as perdas apresentam queda dos limiares além de 25 dB NA. Ao realizar audiometria tonal, são pesquisados:

  • limiares tonais por via aérea nas frequências: 250, 500, 1.000, 2.000, 3.000, 4.000, 6.000 e 8.000 Hz.
  •  limiares tonais por via óssea nas frequências: 500, 1.000, 2.000, 3.000 e 4.000 Hz.

É realizada em cabina acústica (ambiente acusticamente tratado), com acesso para cadeirantes e amplo espaço interno (ideal para pacientes que apresentam claustrofobia).
Audiometria tonal, vocal, SRT e imitanciometria constituem um importante conjunto de exames para investigação da função auditiva para o diagnóstico otorrinolaringológico.


Audiometria vocal:

Complementar à audiometria tonal, há a audiometria vocal, onde o limiar de discriminação auditiva e o índice de reconhecimento da fala são avaliados:

  •  índice de reconhecimento da fala: permite avaliar a dificuldade de compreensão da fala.
  •  limiar de reconhecimento da fala ou Speech recognition threshold (SRT): são compatíveis com os limiares tonais das frequências responsáveis pela inteligibilidade da fala (faixa frequencial entre 500, 1.000 e 2.000 Hz).


Audiometria de reforço visual – VRA (visual reinforcement audiometry):

Avaliação auditiva infantil que utiliza equipamento VRA e técnicas de condicionamento (estímulo-resposta-reforço visual). São técnicas desenvolvidas para obtenção de respostas em crianças com menor faixa etária.
Utilizamos reforço visual: urso iluminado.


Audiometria ocupacional:

Audiometria tonal limiar e meatoscopia realizada em trabalhadores expostos a ambientes ruidosos. São exames relacionados à saúde do trabalhador de acordo com o Anexo 1 da Norma Regulamentadora 7 (NR7).
PCA (Programa de Conservação Auditiva): é um programa destinado a prevenir as perdas auditivas induzidas pelo ruído.